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sexta-feira, 20 de março de 2009

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Prezados visitantes!

Acredito que a maioria de vocês conhece algo a respeito da antiga Estrada de Ferro Central do Brasil, fundada nos tempos do Império, como Estrada de Ferro Dom Pedro II, pelo próprio Imperador D. Pedro II, em 1858.
Assim nascia a Estrada de Ferro Dom Pedro II, posteriormente, Estrada de Ferro Central do Brasil, por ocasião da proclamação da República em 1889.

Os trabalhos da construção foram iniciados no dia 11 de Junho de 1855 e em menos de três anos depois, no dia 29 de Março de 1858, foi inaugurado com festividades o tráfego da estação Dom Pedro II, no Rio de Janeiro, até a Vila de Queimados. O trecho cobria 32 milhas inglesas, ou seja, 48,210 quilômetros, e abrangia cinco estações: Campo (atual Central), Engenho Novo, Cascadura, Maxambomba (atual Nova Iguaçú) e Queimados. Meses depois, no dia 8 de Novembro, foi inaugurado mais um trecho de 13 quilômetros e a ponta dos trilhos chegou a Belém (atual Japeri), na raiz da serra, de onde foi lançado o Ramal de Macacos (atual Paracambi), concluído em 1.º de Agosto de 1861.

Nesse mesmo ano, iniciaram-se os trabalhos para a subida da Serra do Mar, sendo que as duas primeiras milhas ficaram prontas justamente com aquele ramal. O trecho até Rodeio (atual Paulo de Frontin) foi terminado no dia 12 de Julho de 1863, e o Vale do Paraíba, por fim, atingido no ano seguinte, em 1864, com a chegada do primeiro trem de passageiros a Barra do Piraí - RJ, no dia 9 de Agosto.


No ano de 1895, os trilhos da Estrada de Ferro Central do Brasil, atingiram a capital de Minas Gerais, a provinciana Cidade de Minas, hoje Belo Horizonte, através de General Carneiro. Existia em General Carneiro, uma magnífica Estação Ferroviária em estilo neo clássico, de base triangular e uma torre belíssima, fundada em 1896. Dali partia o ramal de Belo Horizonte, como mostra o vídeo acima. Em 1975 esta magnífica Estação fora demolida! Um verdadeiro crime contra o patrimônio histórico e cultural. No entanto, sua memória ficará preservada neste vídeo e também no site de Ralph Mennucci Giesbretch: http://www.estacoesferroviarias.com.br

Vejam a foto no link: http://www.estacoesferroviarias.com.br/efcb_mg_linhacentro/galcarneiro.htm
Foto do acervo da Rede Ferroviária Federal Sociedade Anônima.

No ano de 1957, fora fundada a Rede Ferroviária Federal Sociedade Anônima, com o objetivo de encampar as 18 ferrovias pertencentes à União e a Central era uma dessas 18 ferrovias. Portanto, a história da EFCB está intimamente ligada à da RFFSA, uma razão mais que especial para reservar este espaço a este vídeo, que exalta as glórias da Central do Brasil nas Minas Gerais.

Esta foto é de autoria de Luiz Sérgio de Souza, editada no site: http://vfco.brazilia.jor.br/Carros/budd/81buddz1.htm

Local: Oficinas do Horto Florestal em Belo Horizonte - MG
Data: janeiro de 1990

Descrição:
Carro Dormitório cabine dupla RFFSA - SR3, do Trem Vera Cruz, da linha Belo Horizonte ao Rio de Janeiro. Este é um dos famosos carros Budd - termo que designa os carros de aço inox - atribuído à Eduard Gerard Budd, fundador das Industrais Budd nos Estados Unidos da América, de onde vieram estes carros, importados, para formar o Santa Cruz linha Rio - São Paulo e Vera Cruz, linha Rio - Belo Horizonte.